DIY – Bola de nó – Monkey Fists

A tempos que eu estava de olho em uma bola de nó dessas que vi em algumas lojas de decoração, o problema é que o peso de porta custava em torno de R$100 reais. Resolvi pesquisar como se faz esse nó e achei um esquema bem simples em desenho explicativo:

01

Dá para fazer em qualquer tamanho, basta alterar a bola e a espessura da corda ou barbante. Eu resolvi fazer em 2 opções, com umas bolas que eu já tinha em casa, mas você pode usar bola de pingue-pongue, isopor, concreto, papel, etc. A dica é usar bolas leves para enfeites como suportes de cortina ou chaveiros, e pesadas para peso de porta ou suporte de livros.

Seguindo o esquema eu usei palitos de churrasco de base para ajudar a segurar e fui fazendo o barbante passar nos 3 sentidos como mostrado. Para a bola menor usei 5 metros de cadarço 0,5cm (dando 9 voltas) e para a maior 7 metros de cadarço 1cm (dando 7 voltas).

02

Quando você retira os palitos a bola parece toda frouxa então é preciso ir apertando cuidadosamente e puxando pelas pontas para ela ficar firme e bonita.

03

No final ficam duas pontas que você pode unir e fazer um laço, ou esconder uma delas e deixar uma solta com um nó simples.

04

Criei um segurador de cortina e um enfeite de mesa. Pretendo fazer uma bola grandona com corda de sisal para peso de porta.

05

E aí, curtiram?

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Geral

Uma resposta para “DIY – Bola de nó – Monkey Fists

  1. Alexandre

    Ficaram lindas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s