Marionete de madeira– restauração

Aqui na cidade tem um bazar e brechó que algumas protetoras de animais fazem para arrecadar fundos e eu sempre dou uma olhada nas coisas pra ver se encontro algo bacana. Esses tempos me deparei com um boneco marionete de uns 40 cm de altura bem judiado e sujo, com um cheiro estranho por estar guardado a muito tempo, mas que tinha a parte de madeira do corpinho com um ar rústico que me agradou. Levei o danado pra casa por 30 reais e resolvi restaurá-lo. A roupa original era costurada e pregada nele então não dava pra aproveitar nada pois conforme eu ia tirando ela ia rasgando ou era necessário cortar com a tesoura, no final das contas só deu pra aproveitar a estrutura do corpo e o suporte. duende1 Resolvi não pintar os pés e o cabelo dele, pelo contrário, lixei pra deixar ainda mais gasto e só refiz a maquiagem do rosto com caneta de retro projetor preta. Usei barbante cru pra ir unindo os membros e assim remontando o corpo. duende2 A estrutura de suporte eu pintei com tinta preta fosca spray e comprei tecidos bem coloridos pra fazer a roupa nova e fitas com paetês. duende3 Costurei um pouco na máquina e um pouco manualmente na medida em que eu ia revestindo e dando forma para as roupas. Fui fazendo parte por parte pensando na hora como ficava melhor pois não dava pra fazer algo muito prático pra apenas vestir como roupa de gente. Fiz as partes da calça e as mangas separadas e depois o tórax e uma espécie de babador pra cobrir tudo. duende4 Godofredo tentando identificar o novo morador e mordendo pra não perder o costume… duende6 Misturei bem as cores e os materiais que eu tinha pra deixar ele com uma cara meio de palhaço ou duende. No final gostei bastante do resultado e já deixei como enfeite pra alegrar a sala. Agora resta aprender mais a controlar o marionete pois por enquanto mal sei mover as mãos e dar uns passos atrapalhados. duende5

2 Comentários

Arquivado em Dicas e achados, Geral, Meus cacarecos

2 Respostas para “Marionete de madeira– restauração

  1. Renata

    Lindo! Gosto do seu blog porque sempre tem coisas bonitas e originais. Parabéns

Deixe um comentário

