Descolorindo e tingindo roupas!

Eu tenho uma jaqueta de sarja que adoro e já deve ter uns dez anos de uso mas estava muito desbotada, principalmente nos ombros onde mais pega sol quando ando na rua. A coitada estava esquecida a dois anos no armário esperando por uma solução (e vontade) pra ganhar cara nova que pudesse prolongar sua vida útil, ainda mais que o tecido ainda está ótimo.

P1050283

Primeira coisa foi descolorir ela todinha. Fiz um teste pra ver a cor na parte interna (onde não apareceria caso mudasse de ideia) e na hora até gostei, pensei que ficaria bacana então diluí 1 litro de água sanitária em meio balde de água e deixei a bichinha lá por umas 2 horas de molho.

q

Depois de seca achei horrível! Ficou um amarelo bananão e não combina nada comigo (de amarela já basta eu).

P1050309

O segundo passo pra ressuscitar a peça foi tingir de preto. Comprei tinta Guarary em pó, sei que existe uma especial pra jeans que talvez desse mais certo mas como não encontrei usei a normal de mercadinho mesmo e também funcionou. Essa danada mancha tudo, então como não quis estragar o balde eu cortei um galão de água mineral e usei pra deixar a jaqueta de molho. Foi só esquentar 2 litros de água e misturar bem o pó (usei um potinho inteiro) até ele dissolver, depois deixei a peça totalmente submersa por 2 horas (mexia nela com intervalo de 30 minutos para não ficarem manchas). Contei com a supervisão importantíssima do Godot, claro!

q2

No final do tingimento é preciso lavar bemmm a jaqueta pra soltar todo o excesso de tinta, mas mesmo assim pelas próximas lavagens é bom não correr o risco de colocar outra peça mais clara junto na máquina. Eu gostei do resultado, se fosse fazer tudo de novo não descoloriria, assim o fundo verde escuro já daria uma base mais fácil pro tingimento preto. Acho que pelo fato dela ter ficado amarela antes fez com que desse essa cara estonada. Agora com certeza ela terá mais uns anos de uso até o tecido suportar ou eu inventar outra coisa. Gosto de roupa velha, apesar de ser estilista eu sou muito enjoada com estampas pelo fato de ter trabalhado muitos anos desenvolvendo peças e prefiro as lisas ou com modelagem diferente. Minhas roupas preferidas são um short que fiz com uma calça velha do meu marido (tem mais de 10 anos), um casaco listrado que comprei no brechó a pelo menos uns 7 anos (isso que nem sei quantos anos ele ficou com a antiga dona). Parece até estranho falar mas se o mercado de confecção dependesse do meu ritmo de consumo ele tava danado rsrsrs!

P1050317

2 Comentários

Arquivado em Dicas e achados, Geral, Meus cacarecos, Repaginando moda

2 Respostas para “Descolorindo e tingindo roupas!

  1. Debora

    Eu tingi de preto uma peça de moletom verde, não ficou bom.. ficou um verde escuro, meio burroquandofoge. Acho que descolorir foi uma boa, eu devia ter feito o mesmo!

  2. Val

    Olá Deisy, sabe que nunca tive coragem de tingir nada? acho que não confio em mim própria para realizar o trabalho. Mas sua jaqueta ficou como nova, e prova que tingir é uma hipótese a considerar seriamente para resuscitar aquelas peças das quais não conseguimos abrir mão! Bj

Deixe um comentário

