Prateleira rústica – Dicas para furação de paredes

Depois que fiz a parede de tijolinhos aqui em casa (clique aqui pra ver o passo a passo) eu tive que pensar muito bem no que penduraria nela, afinal de contas se fosse furar depois não seria tão fácil cobrir os furinhos caso precisasse mudar. Então listei algumas dicas que podem ajudar a evitar estragos:

– Quando a parede a ser furada tem algum revestimento como tijolos aparentes ou azulejos você deve estudar exatamente onde deve ser o local da furação, pois depois é bem complicado para restaurar e nunca fica 100%. Se a parede for lisa é bem mais fácil, basta passar massa corrida, lixar e pintar para cobrir os furinhos com perfeição;

– Se você deseja pendurar algo muito pesado certifique-se de que o revestimento irá suportar (principalmente com tijolos que esfarelam);

– Também deve ser observado se o local a ser furado não fica na direção de fios elétricos ou encanamentos. A planta da casa pode ajudar a descobrir se você tiver dificuldades;

Depois do caso muito bem estudado eu acomodei os móveis (rack e cristaleira) pra só então planejar os enfeites (relógio, quadros e prateleira). Pedi para o marceneiro fazer uma tábua com efeito de madeira de demolição de 1,70cm (R$30,00) e comprei três mão francesas de ferro fundido (R$12,00 cada);

estante01 - Cópia

 Depois de medir fiz as marcações e parti para a furadeira.

– Para evitar sujeira você pode usar um post it dobrado nas laterais e colado na parede. Ele serve como uma lixeira e acumula todo o pó;

– Antes de furar você deve escolher o parafuso e a bucha para já saber o tamanho da broca a ser usada na furadeira;

– Faça o furo primeiro com uma broca bem fininha (indico a 4mm) e depois de alcançar a profundidade necessária use a broca correta. Isso também evita que o furo fique muito largo e a bucha fique solta depois;

estante02 - Cópia

É importante sempre observar bem e de longe além de usar o prumo (nível) na instalação de prateleiras para evitar que elas fiquem tortas. Depois é só deixar a criatividade rolar e enfeitar com várias coisas bacanas que deixam sua casa com personalidade!

 estante03

10 Comentários

Arquivado em Dicas e achados, Geral, Meus cacarecos

10 Respostas para “Prateleira rústica – Dicas para furação de paredes

  1. Val

    Olá deisy, um charme a sua prateleira sobre a parede de tijolinhos! como sou arquiteta, conhecia as dicas, que valem para se pendurar o que quer que seja! então vou comentar sobre as mãos francesas ( poleias, chamamos aqui). Há 3 meses fiz umas prateleiras bem compridas na minha copa, e me vi Grega para achar poleias bonitas em ferro fundido. Fui em todas as casas de ferragens tradicionais de Lisboa, e a resposta era sempre a mesma: já não se fabrica. Quando já estava quase me dando for vencida ( mas não convencida) achei uma loja representante de uma marca francesa, que vendia as dita cujas! agora, nada de 12 reais, e sim 18 Euros, cada! bom, foi o jeito e não me arrependo, ficaram lindas.
    Gostei imenso também da prateleira com efeito demolição! bj

    • Oi Val, que bacana! As minhas tbm foram difíceis de achar, fui em várias lojas e até encontrava algumas mas de ferro comum e bem fininhas, achei numa loja chamada Pau Canela aqui em Florianópolis. Tbm havia visto de um site de uma loja em Minas Gerais, mas com o frete ia acabar saindo bem mais cara. Fiquei mesesss procurando =)
      Obrigada pelo comentário!

  2. Nilvania

    Olá, Amei sua parede ficou perfeita. Essa prateleira ficou um charme. Gostaria de saber onde vc comprou a mão francesa e que madeira o marceneiro usou? Obrigada.
    n

  3. Oi!!! Muito legal seu trabalho (e as alfofadas tb! tenho uma que amo!)

    Parabéns!

    Beijoca
    Mari

  4. Keila

    Ola você poderia me dizer que material usou para a parede não soltar pó?

  5. Ketryn

    Oi, muito lindo sua idéia. Qual o tamanho da mão francesa que você Usou? Estou na batalha de encontrar uma bem feita como essa sua..

Deixe um comentário

