TransPLANTANDO

As plantas dão um charme especial em qualquer decoração e mais vida aos ambientes. Quando perguntei pra meia dúzia de amigos se eles sabiam plantar me surpreendi pois mais da metade me disse que não. Teoricamente todo mundo acha simples mas na hora de colocar a mão na massa, ou melhor , na terra, surgem algumas dúvidas comuns que podem definir a saúde das suas plantinhas. Resolvi fazer um post bem básico explicando como transplantar de um vaso para o outro sem prejudicar o crescimento delas.

Optei por suculentas que são de fácil manutenção e ficam bonitas o ano inteiro sem exigir grandes cuidados.  Elas chegaram naqueles vasinhos plásticos de floricultura e resolvi mudá-las para os esmaltados sem furo embaixo (que não necessitam pratinhos de água). Primeiro forrei o fundo do vaso com pedrinhas brancas (você encontra pra vender em floriculturas).  Essa camada serve como reservatório para possíveis excessos de líquido caso ela seja molhada exageradamente. Depois coloquei uma quantidade de terra pronta (também vende em pacotes na floricultura), deixando um espaço até a borda suficiente para acomodar as raízes.

planta1

Quando o fundo estava preparado bastou posicionar a suculenta do centro do vaso e preencher as laterais com terra de qualidade. Fui apertando um pouco com os dedos para o barro assentar, mas não amassei muito pra não prejudicar as raízes.  Para finalizar coloquei mais pedrinhas brancas decorando!

planta2

ssa espécie de planta não gosta de muita água e ela até morre se você resolver regar todo dia. As minhas molho de 2 em 2 dias com 3 colheres de água na base. No começo achava estranho e até ficava com dó, parecia que ia deixar as bichinhas morrerem de sede mas depois pesquisei e vi que era assim mesmo. Se você optar por um vaso com furo embaixo e pratinho, nunca deixe água acumulada pois as raízes dela podem apodrecer. O Sol indireto é o suficiente para mantê-las bonitas por muitooo tempo.

planta3

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Dicas e achados, Geral, Reformas e obras

Uma resposta para “TransPLANTANDO

  1. Alice

    Oi! Também adoro suculentas! Mas, olha… acho que ainda está molhando muito! Li em vários sites a respeito que se deve molhar apenas 1 vez por semana ou de 10 em 10 dias até que a água vaze por baixo, se não elas “melam”. As minhas estão vivendo bem assim e olha que as trouxe de Curitiba pra Minas, sofreram de avião + ônibus, e a um clima beeem mais quente agora! rs. Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s