Parede de tijolinho

Sempre fui doida por paredes de tijolinho maciço e queria fazer uma aqui em casa a todo custo (eu quero, eu quero, eu quero!!!). Já tinha visto até uns revestimentos falsos ou papel de parede com o desenho deles, mas gostava mesmo era dos originais. Sabia que ia dar uma trabalheira pra fazer, além da sujeira, demora e preço da mão de obra do pedreiro (orçada em 700 reais). Resolvi colocar a mão na massa mais uma vez, ou melhor, na argamassa, e fazer por conta própria. Como ia dar bagunça mesmo, aproveitei pra arrancar as portas da sacada e fazer os acabamentos onde ficavam os trilhos já que fechamos a parte da muretinha com vidro. Isso sim deu trabalho pois estava tudo parafusado e colado com cimento . Tive que dar muita porrada (literalmente) pra soltar. Como as portas eram pesadas e eu não conseguia tirar sozinha tive que quebrar todos os vidros com a marreta e depois desencaixar a parte de alumínio (que ainda foi vendida pra sucata e rendeu 45 Dilmas). Na parede onde iam ficar os tijolos eu fiz vários (vários mesmo, acredite!) buracos para depois a massa “pegar” melhor e os tijolos colarem pra sempre. Foi necessário dois dias apenas pra quebrar e é muito cansativo. Além de tudo eu marquei a parede com riscos de 50cm em 50cm, o que facilitou muito na hora de colar as peças e evitou que ficassem tortas.

passo01

Agora chegou a hora dos tijolos! Tirei as medidas da parede e calculei o número de peças. Os meus tem 19cmX9cmX5cm e foi preciso 660 unidades (R$0,48 cada). No final alguns sobraram pois pedi a mais já que inevitavelmente tinha uns muito queimados ou quebrados nos cantos que não pude usar. Também comprei 2 pacotes de argamassa pronta (R$8,00 cada), que é só misturar com água e aplicar. Os tijolos artesanais são bem irregulares então tive que ir escolhendo as peças pra usar e lixar algumas que tinham falhas muito grosseiras. Os cantos ficaram com tijolos cortados pela metade e os acabamentos ao redor das tomadas e interruptor de luz eu fiz cortando as peças com serra de dente fino e depois lixando com a lixadeira elétrica pra dar acabamento arredondadinho. Deu bastante trabalho essa parte de cortar já que não tinha uma serra elétrica, fato que me fez desistir de colocar a última fileira (perto do teto) que teria todos os tijolos partidos ao meio na horizontal. Deixei acabar no último tijolo inteiro e ficou um espaço de 7cm que futuramente colocarei uma mangueira de led ou trepadeira verde falsa (mas isso é assunto pra outro DIY).

passo02

Depois de 4 tardes de trabalho a parede ficou realmente como eu queria que ficasse. Deixou a sala muito mais aconchegante e deu um charme todo especial. Ainda estamos organizando os móveis, essa parede também servirá de painel para TV. O pó de tijolo dá muitaaaaa sujeira na hora da obra e por isso tive que pintar toda a sala outra vez. O teto pintei com a cor Bronze Lenda da Coral e as paredes laterais e sacada deixei em branco. E ai, gostaram do resultado?
passo03
Dicas:
A argamassa deve ser aplicada somente no lado que for fixado na parede (junta seca);
– Caso queira pintar, use tinta látex 100% acrílico;
Para evitar que a parede solte pó, use alguma resina depois da aplicação. Também pode ser impermeabilizante Acquela (sem cor e brilho) ou verniz acrílico à base de água (Dica do leitor André Furtado).
– Também existem vernizes que podem escurecer ou clarear a aparência do tijolinho. Eu optei pela cor natural.
26 Comentários

Arquivado em Geral, Reformas e obras

26 Respostas para “Parede de tijolinho

  1. Jane

    Olá, Deisy
    Parabéns pela sua persistência e pela linda parede!!! Ficou show!!
    Bjs

    Jane

  2. Sou sua fã… talento e coragem… admirável…

  3. Como sempre, com muito bom gosto! Está lindo, parabéns!

  4. Hola Deysi eres muy perseverante, esa pared te debe haber dado un buen trabajo,, pero valió la pena,,, me encanta

  5. Nossa !!!!!!!!!!!!!!!
    Chocada com a galinha na cabeça !!! Mulher você arrasou!!!
    Simplismente Amei….
    Beijinhos 🙂

    http://dcorarcom.blogspot.com.br/

  6. Menina, cê é danada mesmo viu rsrsrs
    adorei o que você fez, aqui em casa meu sogro deu um jeito de fazer a parede de tijolinho na parede mesmo uma loucura, quando vim morar aqui detestava mas acabei gostando e acabei de pintar de branco, e agora sou simplesmente apaixonada por ela!!!
    Muitooo bomm viu!!!
    Parabéns

  7. karol

    Nossa! eu amei! Parabéns!! Quero muito fazer uma parede dessas na minha casa, ia contratar alguém, mas depois de ver seu post me animei para fazer eu mesma!! Ficou muito bom, parabéns!!!

  8. Clarissa

    Amei a parede!

  9. Estou aqui de boca aberta! Parabéns, ficou lindo seu trabalho!

    Bjks
    http://www.lindaecheiadegraca.com

  10. Pingback: Prateleira rústica – Dicas para furação de paredes |

  11. Caramba, estou admirada com a sua capacidade de fazer trabalhos pesados, difíceis, a sua parede esta um verdadeiro sonho, sou louca por uma parede de tijolinho, mas estou ainda no aguardo da vontade de Deus, vi os seus posts e estou encantada com tanto trabalho bonito, desse jeito sou obrigada a te seguir. Vou te indicar no meu Face. Um bj no seu coração.

  12. maura

    Ficou sensacional!!! Esta é das minhas.

  13. roseli

    lindo demais, e parabens pela coragem

  14. Oi Deisy! cheguei no seu blog via ao post que saiu no Homens da Casa. O resultado ficou ótimoooo ❤ hehehe quero uma parede dessa na minha sala, mas só encontro orçamentos bem altos =/ minha mãe tá pensando em me ajudar a fazer hahaha, quero só ver. Mas deixa eu aproveitar e perguntar se vc pode indicar o pedreiro que fez esse orçamento pra você, o preço tá justo 😉 me passa o contato? bjos!!

  15. Nossa, estou encantada com o blog! adorei a parede! você é muito corajosa e criativa! vim através do blog Homens da casa, o papel de parede é um sonho! sou louco por uma parede assim, mas eu mesma fazer, sei que não tenho esse talento, mas quem sabe um dia mando fazer uma.
    Bjs no coração
    apartamentobaiano.blogspot.com.br

  16. Pingback: Casa de blogueira criativa e arteira | Decoração,blog de decoração, decoração de quartos, decoração de salas

  17. Pingback: Tetos coloridos |

  18. Michelle Oliveira

    Nossa, ficou linda a parede, PARABÉNS !!!

    • Michelle Oliveira

      Onde você encontrou tijolos a esse preço???

      • Em loja de material de construção Michelle. Se for comprar pesquise bem, as lojas mais em estilo decoração vendem bem mais caro. Se sua cidade tiver olarias tbm vale a pena comprar direto lá =)

  19. Wilson Cabral

    Ola, achei seu post no Homens da Casa e achei show de bola a parede. Vc disse que usou 660 tijolos para parede, qtos metros quadrados essa parede tem? E qtos tijolos por metro quadrado?. Tenho um área externa que quero fazer isso e preciso saber para ter base de qtos tijolos vou usar.
    Mais uma vez parabéns pelo seu capricho e por compartilhar conosco.

    • Ola Wilson. Antes de você calcular a quantidade vc deve ver primeiro a medida do tijolo. Esse tijolo que usei é um pouco menos que o convencional. Aconselho você a ir primeiro em uma loja ver modelo que tem disponível e dai com as medidas dele e da sua parede (altura e largura) o próprio vendedor faz o calculo certinho. Compre um pouco a mais porque eles podem quebrar no transporte ou virem muito pretinhos (queimados do forno) dai esses você já descarta! Boa sorte!

  20. Laryssa

    Boa noite!!! Qual o tamanho dessa parede???

Deixe um comentário

