Mesa carretel

Estava de olho em um carretel de madeira a muito tempo pra poder fazer uma mesinha de centro para a sala aqui de casa. Queria um de madeira crua pra poder só lixar e pronto mas meu desafio foi um pouco maior quando o sogro apareceu com esse todo pintado (lambuzado) de branco. Hora de arregaçar as mangas e trabalhar bonito!
passo1carretel
Primeiro passo foi desmontar o danado pra poder limpar, lixar e pintar também a parte interna. Meu sogro o encontrou em um gramado e por isso estava bem sujo de terra e teias de aranha.  Tinha muitos furos e resolvi cobrir alguns com massa corrida pra deixar a superfície mais lisinha, só mantive alguns cortes e o carimbo original da madeira pra não perder a identidade. Depois lixei bem e estava pronto para receber a pintura.
passo2carretel
Usei um esmalte sintético para madeira e metal da Coral, a cobertura é ótima mas demora um pouco pra secar, o resultado fica bacana pois parece o efeito laqueado e só uma mão já foi suficiente pois a tinta é bem grossa. Pintei um o primeiro lado de todas as peças e depois virei pra pintar o outro. Pra finalizar parafusei  quatro rodinhas (5cm) de silicone na parte de baixo e remontei  todo o quebra-cabeça do carretel.
passo3carretel
Prontinho! Adorei o resultado mais do que eu imaginava e nossa sala ganhou uma peça com muita personalidade. As “falhas” deixaram a mesinha ainda mais charmosa!
Dicas:
– Coloque uma borracha de dinheiro na boca da lata de tinta, isso facilita na hora de usar o pintei e evita sujeira;

 

– Depois de lixar qualquer peça você deve limpar bem com um pano úmido pra tirar todo o pó, caso contrário aparecerão bolhas na hora de fazer a pintura;

 

– A tinta que usei é a base de solvente por isso demora muito pra secar (2 dias cada lado). Se você não tem tanta paciência use uma tinta a base de água, mas talvez será necessário passar mais uma mão pra garantir a cobertura;

 

– Deixe secar bemmm antes de virar pra pintar o outro lado. Mesmo depois da tinta estar aparentemente seca ao toque é melhor deixar mais umas horinhas por precaução. É uma tristeza quando a gente “esfola” a pintura pois pra arrumar só lixando e pintando novamente;

 

– Se for desmontar o carretel como eu fiz, faça um teste pra ver se consegue montar antes mesmo de iniciar a pintura e pegue os macetes. É meio chato de montar pois além das madeiras terem que se encaixar no círculo você precisa fazer com que os dois tampos batam exatamente no mesmo lugar por causa dos parafusos que vão de um extremo ao outro. Essa apertura central facilita pois você pode colocar a mão lá dentro pra ajudar a posicionar;

 

– Se você tem um carretel de madeira virgem pode só lixar e passar betume líquido pra dar aquela cara de velhinho, vai ficar um charme!
Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Dicas e achados, Meus cacarecos

9 Respostas para “Mesa carretel

  1. Alexandre

    Está lindo! Precisamos construir uma sala por volta da mesinha agora, hehehe

    Amo-te!!!

  2. rosa maria da silva

    Amei sua capacidade criativa…Eu uso muito a cola cascorez rotulo azul com pigmento xadrez (AQUELAS BISNAGUINHAS) O resultado é extraordinário… faça um teste…Deus te abençoe em nome de Jesus.

  3. Deisy, sua mesinha ficou show! Adoro o vermelho, cor escandalosa e alegre.
    Beijos

  4. Michael

    Parabéns pelo trabalho. Estou gostando de suas dicas e me enveredando por esse mundo. Só preciso me organizar, recém-casado, dono de comércio, não sobra muito tempo, mas sempre fui muito faz-tudo em casa…Posso dar uma dica pra essa mesa, vc pode colocar ripas fininhas ou madeiras no espaço entre os tampos encostando no cilindro do centro e criando divisórias para caber alguns livros também… Sucesso!

  5. Olá!! Ficou lindo seu carretel!!
    Que trabalho desmontar ele né… parabéns!!

    Restaurei dois carretéis aqui em casa também… rs
    dá uma olhada no meu blog 😀

    Abraços
    www,espacocriativoella.blogspot.com.br

  6. nathalia

    ola!
    ficou otimo!! eu achei um perto de uma caçamba e peguei tbm, só que no chão embaixo de onde ele estava tinha muuuita formiga, das pequenas mesmo, queria saber com o que vc limpou ele, algum produto especial?

    obrigada!

    • Olá, soh pano molhado mesmo, depois deixei secar bem antes de passar a massa e começar a pintar. Tente limpas ele e deixe secar de lado pois se você começar a pintar com ele ainda úmido pode ocorrer bolhas depois =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s