Moldura de isopor

Quando pintei o nosso quarto e coloquei papel de parede na cabeceira da cama ficou feio o acabamento superior e eu já havia programado fazer algo ali pra tapar os defeitos. Sempre achei as molduras de gesso muito caras, além da mão de obra e da sujeira que faz na casa inteira. Decidi eu mesma colocar o acabamento com barras de isopor que imitam o gesso e podem ser encontradas em lojas de material de construção ou sites. Encomendei 10 metros pra garantir mas na verdade usei somente 8,5 metros, é melhor comprar um pouco mais pois a gente sempre estraga alguma coisa nas primeiras tentativas.  Paguei R$2,60 por metro e em poucos dias chegou pelo correio meu pacote. Falei com o Willian da empresa Moldutec através do facebook e escolhi o modelo e tamanho no site deles.
passo1
É importante contar quantos cantos tem o ambiente e informar para que eles mandem as pontas cortadas corretamente (cantos pra dentro e cantos pra fora). Elas podem ser aplicadas diretamente e pintadas mas eu preferi passar 1 mão de massa corrida diluída em água pra dar acabamento mais lisinho. Depois lixei com lixa fina e pintei com tinta de parede.
passo2
Na hora de colar comece pelos cantos e deixe sempre as emendas para serem feitas na parte de dentro. Usei transparente para isopor da Pritt (Hobby). Passe a cola, posicione e segure por alguns segundos até grudar. Nas emendas usei palito de dente pra ajudar a segurar uma barra. Depois disso é só passar massa corrida, lixar e retocar com tinta os cantos e emendas feitas pra ficar acabamento perfeito.
Depois das  barras coladas e emendas tapadas eu passei com o dedo massa corrida em todas as junções (teto-isopor e parede-isopor), assim não ficou nenhuma frestinha e isso torna o trabalho realmente muito parecido com uma moldura de gesso de verdade. Achei ótimo, gastei pouquinho pra fazer e o resultado está bem bacana.
passo3
Dicas:
– Pinte todas as barras antes de aplicar pois facilita muito o trabalho; –
– Faça um teste de toque no isopor antes de usar a cola pois algumas reagem e corroem  a peça. 
– Na hora que estiver colando segure até ter certeza que a barra esta firme na parede e fique de olho por um tempo pra ver se ela não “escorregou” até a cola secar totalmente. 
– Antes de colar os cantos faça uma simulação sem cola pra ver se eles estão com encaixe perfeito, se preciso arrume as pontinhas com lixa ou estilete.
29 Comentários

Arquivado em Geral, Reformas e obras

29 Respostas para “Moldura de isopor

  1. Olá Deysi! Você salvou a minha parede….hahahaha….Tô enrolando há meses pra terminar as paredes de casa…Na realidade, só falta (va) o gesso (de isopor!!!)

    Beijos!
    Fernanda http://www.sejoganotruque.blogspot.com.br

  2. Ficou muito bom, vc é corajosa, eu sei a trabalheira que da, fiz umas coisas malucas na minha cozinha quase sem gastar nada, é compensador, mas quase mata a gente, rsrsrs

    • Obrigada Valeria!
      Sim, realmente dá trabalho, mas a gente tem que meter a cara, o máximo que pode acontecer e dar errado e estragar material, mas o resultado no final compensa muito =)

  3. I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this site. I am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing abilities has encouraged me to get my own web site now. Actually the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a good example of it.

  4. Clarissa

    Essa matéria veio na hora certa! Parece tranquilo de fazer, e ontem mesmo eu entrei no site da moldutec.
    Eu e meu namorado estamos pensando em usar muldura de isopor! Mais barato e menos sujeira!
    Adorei!

  5. tenho uma pergunta não tem perigo do isopor descolar da parede ?

    • Oi Ana, aé agora ele ta firme e forte e fazem meses. Eu acho que segura bem, e ainda mais com a massa corrida que passo depois pra tapar as frestinhas e a mão de tinta, tudo ajuda ainda mais a grudar! =)

  6. Felipe

    Primeiramente meus parabéns pelo site, está me ajudando muito. Só gostaria de saber como está a fixação com a cola de isopor agora, pois vi algumas empresas recomendando uma cola ‘industrial’ acrilica Mas se durar com a Pritt, vai ela mesmo. haha. Beijo e tudo de bom!

    • Oi Felipe, eu tbm tinha pesquisado sobre essas colas, as a pritt foi otima pra mim, Esta tudo firme e forte a meses! E o bom é que ela não demora tanto pra secar como as outras. Vc tem que colar e pode ser que com o peso do isopor ele acabe descendo um pouco. Eu colei toda a moldura e fiquei mais ou menos umas 2 horas de olho, as vezes ia la no quarto dar uma espiada e algumas barras tinham escorregado um poco (1cm mais ou menos) dai na hora eu já arrumava. Essa cola é bem grudenta e eu achei otima. Faça um teste num pedaço quando for usar a cola pis algumas são tão fortes que chegam a fazer buraco no isopor. Boa sorte com sua moldura =)

      • Felipe

        Obrigado querida. Já dei inicio nas ‘obras’ aqui e no momento estou fazendo com massa corrida (pois sobrou muito de outras coisas que precisei fazer) mas vou comprar a cola de isopor, porque pode ser necessário pra fazer algum ajuste pequeno. Mais uma vez obrigado e tudo de bom!

  7. Ellen

    Qual o modelo da sanca vc usou??

  8. Pingback: Como aplicar adesivo na parede |

  9. Fernanda

    Oi,adoro suas postagens, qual o modelo voce usou? Você fez todo serviço de massa e tinta antes ok?As ‘emendas’ ficam discretas desta forma??

    • Oi Fernanda!
      Usei o modelo 13
      Antes eu passei a massa, lixei e uma mão de tinta, e depois de instalar passei massa corrida nas emendas e embaixo, tampando a fresta entre a sanca e a parede e depois de tudo pronto passei outra mão de tinta branca só pra finalizar!

  10. Fernanda

    Ah obrigada, minha duvida era realmente se depois de coladas e ‘encaixadas’ não ficava muito aparente a os encontros de metro em metro. brigadaoo bjus

    • Não, passe massa e lixe que fica perfeito, a foto ao lado da cola é de uma emenda depois de pronta. Só consigo notar pois eu sei onde elas estão e dependendo como o sol bate, mas quem não sabe nem nota nada….=)

  11. Emerson

    Qual a proporção que vc usou para diluir a massa corrida? Deixou ela tipo tinta?

    • Oi Emerson, sim, deixei bem aguada, como tinta mesmo! Passe uma mão, deixe secar, lixe e passe outra mão, lixe novamente…até ficar lisinha como vc preferir!

  12. Licia

    Qual a cor que usou na parede do quarto? é linda!

  13. Coloquei as molduras em toda a casa. Usei cola branca com massa corrida, na proporção 1 para 10. É bom pegar um saco, desses de plástico, e fazer um furinho na ponta, para aplicar a cola. Fica bem prático, e não faz sujeira. Na hora das emendas, sugiro grudar as partes com alfinete, e depois de seco você retira.

  14. Aparecida

    Essa cola que você usou também gruda em piso frio? Porque minha cozinha tem a parede toda revestida.

    • Oi Aparecida! Eu acredito que sim, essa cola já usei pra muitas coisas e ela é otima, seca bem rapido e não solta fácil. Faça um teste pra garantir antes de aplicar em tudo.

  15. Pretendo usar seus produtos, são muito bom.

  16. você salvou minha vida.. Ia pagar 19,90 o metro… roubo explicito! kkkk

  17. Fabiana Lima

    Inspirada pelo seu post eu comprei no mesmo site e coloquei na minha sala e nos 3 quartos. O único inconveniente foi o cansaço dos braços, mas segui direitinho o seu passo a passo e deu tudo certo. Desde o pedido até a colocação. Obrigada!!!!

Deixe um comentário

